Governo do Estado convoca população para combater a dengue

Publicado em 01/03/2013 10:00

Governo do Estado convoca população para combater a dengue

De acordo com dados da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), cinco municípios de Rondônia apresentam maior índice de infestação do mosquito aedes Aegypti, que são: Porto Velho, Cujubim, Espigão do Oeste, Nova Mamoré e Ouro Preto do Oeste. Combater a dengue não é fácil. Há a necessidade de mobilização e a colaboração da sociedade. Só assim é possível eliminar os focos do mosquito transmissor. “É preciso a conscientização de cada um. A maioria dos focos é encontrada em residências. Não adianta eu fazer minha parte, se meu vizinho não fizer a dele. Adotar alguns hábitos também é essencial. O mosquito é doméstico, por isso devemos estar em vigilância permanente. Só conseguimos ficar livres da dengue se estivermos unidos, trabalhando em cooperação”, disse o governador Confúcio Moura. Ano passado, no período de janeiro a novembro, foram registrados na Capital 229 casos de dengue, com 60 confirmações da doença. Comparando com 2011, houve redução de 24% no número de casos. “É preciso reduzir ainda mais estes índices. Medidas simples geram bons resultados e nos ajudar a combater a dengue”, afirmou o secretário de Estado de Saúde (Sesau), Williames Pimentel. Sintomas A dengue pode causar febre alta; dor de cabeça; dor atrás dos olhos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele, semelhante a sarampo; náuseas e vômitos; tonturas; cansaço; moleza e dor no corpo e dores nos ossos e articulações. Hemorrágica A dengue hemorrágica é uma forma grave da doença, neste caso, o quadro clínico se agrava rapidamente. Inicialmente ela se assemelha a dengue clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia surgem sintomas como dores abdominais contínuas, vômitos persistentes, boca seca, pele pálida, dificuldade de respirar sangramento pelo nariz, boca e gengivas e manchas vermelhas na pele. Combate A melhor maneira de evitar a dengue é combater a água acumulada, local escolhido para a proliferação do mosquito. Confira algumas dicas: • Mantenha a caixa d’água e cisternas tampadas; • Limpe as calhas e remova tudo que possa obstruir a passagem da água; • Lave semanalmente tambores e recipientes de água; • Guarde garrafas de cabeça para baixo; • Armazene o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira tampada; • Encha de areia os pratinhos dos vasos de plantas; • Evite acumular água em latas, embalagens, pneus, copos plásticos, tapinhas de garrafa, ou em qualquer outro recipiente; • Mantenha o quintal limpo. Conselho discute situação da dengue em Rondônia Membros do Conselho Estadual da Dengue estiveram reunidos, nesta quinta-feira (10), no auditório da Agevisa, para discutir o quadro atual da dengue em todo o Estado, e apresentar propostas de trabalho em caráter interdisciplinar e a equipe de coordenação do Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD). Segundo a diretora geral da Agevisa, Arlete Baldez, a instituição colabora com os 52 municípios rondonienses, levando propostas de trabalho e orientações aos municípios com o planejamento e organização dos serviços. Pimentel destacou a importância do trabalho em conjunto e afirmou que a Sesau está preparada para fazer sua parte e intensifica as ações de combate ao mosquito transmissor em qualquer município ou região. Para ajudar o Estado a combater a dengue, o Ministério da Saúde vai repassar para Rondônia R$ 2,2 milhões para a qualificação das ações e aprimoramento dos planos de contingência. A reunião contou com a participação de mais de 40 profissionais e parceiros da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), entre outros.

Fonte: